“Esta fase é marcada pelo toque corporal, pelo tom de voz e expressão,
ou seja, todas estas relações constituem ponte para que o bebê ao observá-las
possa interagir e agir sob o meio cultural que o cerca. Deste modo, atividades
criativas são importantes canais de possibilidades de aprendizagem.”
OBJETIVOS
-Transmitir ambiente acolhedor e seguro;
- Trabalhar capacidades expressivas;
-Desenvolver formas alternativas de consciência corporal;
- Desenvolver formas alternativas de locomoção;
- Relação de independência com o ambiente vivido;
-Explorar e utilizar movimentos de preensão, encaixe,
lançamento, etc.;
- Expressar sensações e ritmos corporais através do gestual
e linguagem oral;
-Desenvolver a audição, percepção e descriminação das
diversas manifestações sonoras;
CONTEÚDOS
-Cuidados básicos de higiene e saúde;
- Participação em brincadeiras de “esconder e achar e em
brincadeiras de imitação”
-Estimulação verbal,
através de conversas, audição de músicas, sons de brinquedos, etc.;
- Estimulação na hora do banho com conversas, cantos, nomear
partes do corpo, etc.;
- Estimular e incentivar a criança na buscar de objetos com
mãos, arrastando-se ou engatinhando até que consiga andar;
- Estimulação tátil, através de carícias e afago;
-Estimulação
visual, através de objetos coloridos, vídeos e livros de histórias com sons e
coloridos;
-Incentivo e estimulação com brinquedos de encaixe;
- Interesse e incentivo em alimentos e comer sem ajuda
(segurar a mamadeira ou copinho comas mãos);
-Trocas de roupas e fraldas sempre que necessário;
- Músicas com gestuais e cantigas de roda;
-Incentivo à oralidade com músicas, histórias, conversas,
etc.;
-Realizações de pequenas ações cotidianas para que obtenha
autonomia gradualmente;
- Expressão e manifestação de desconforto ante a presença de
urina e fezes;
-Estimular a autonomia e identidade através do
reconhecimento da imagem (atividade com espelho);
MOVIMENTO
INTRODUÇÃO
É a partir do primeiro ano de vida que o bebê realiza
conquistas no plano de sustentação do próprio corpo, representadas em ações
como virar-se, rolar, sentar-se, etc. Estas conquistas antecedem e preparam o
aprendizado da locomoção.
OBJETIVOS
- Oportunizar atividades pedagógicas através de gestos,
posturas, ritmos para se expressar e se comunicar;
- Explorar o movimento do próprio corpo em brincadeiras que
envolva o canto, o andar, o correr e o pular; Brincar e socializar;
- Familializar-se com a imagem do próprio corpo;
CONTEÚDOS
- Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do
próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso de espelho e da
interação com os outros;
- Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de
gestos, posturas e da linguagem oral;
ESTRATÉGIAS
-Permitir a descoberta da própria imagem e do outro
refletido no espelho;
-Exploração do próprio corpo nas atividades de higiene como
o banho, escovação de dentes e lavagem das mãos;
- Deixar a criança de bruços (de inicio 1 ou 2 minutos
aumentando aos poucos o tempo);
-Virar e revirar a criança na hora da troca;
- Flexionar braços e pernas;
- Levantar a criança no chão forrado, deitada de costas ou
de bruços;
- Deixar a criança segurar a mamadeira sozinha (observando a
capacidade);
-Confeccionar túneis com caixas de papelão para a criança
atravessar engatinhando;
-Mímicas: faciais e gestuais, caretas, imitação de bichos,
onomatopeias, etc.;
-Deixar brinquedos a disposição;
-Bater palmas, dar adeus, mandar beijo, estender os braços e
apontar;
- Movimento com brinquedos (argolas de borracha, bonequinhos
ou animais de material macio), colocando ao alcance das mãos da criança para
que possa segurar apertar, acariciar e/ ou jogar;
-Fazer caretas, piscar, sorrir para que a criança imite;
- Esconder objetos e fazer com que a criança imite e
encontre-os;
- Dar papel para rasgar e amassar;
- Estimular a ficar em pé segurando-a nas duas mãos
- Preparação para andar: segurar a criança com as duas mãos;
- Estimular a criança a conhecer as partes do corpo;
- Deixar a criança brincar no chuveiro, com brinquedos
durante 5 a 8 minutos;
-Fazer duas riscas no chão e colocar um brinquedo no final
das riscas. Pedir à criança que caminhe dentro das linhas e olhe o brinquedo;
- Brincar com bolas livremente; Subir e descer escadas com
auxílio;
- Brincadeiras de roda;
AVALIAÇÃO
A
avaliação do movimento deve ser contínua, levando em consideração os processos
vivenciados pelas crianças, constituindo-se em um instrumento de reorganização
de objetivos, conteúdos, procedimentos, etc. Todo este trabalho deve ser feito
através de observação e registro dos progressos dos pequeninos.
MÚSICA
INTRODUÇÃO
A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras
capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio
da organização e relacionamento expressivo entre som e o silêncio. O educador deverá direcionar as atividades
bem como o avanço, diante do desenvolvimento individual, isso fará com que a
prática pedagógica seja eficaz.
OBJETIVOS
-Ouvir, perceber e produzir eventos sonoros diversos; -
Percepção da ausência de sons;
-Brincar com a música e imitar o movimento.
CONTEÚDO
-Exploração de materiais e a escuta de obras musicais;
- Imitação de sons vocais, corporais ou produzidos por instrumentos
musicais;
-Participação em brincadeiras que tenha músicas e jogos
cantados;
-Interagir com brinquedos e materiais sonoros como guizos,
chocalhos, blocos, sinos, tambores, etc.;
ESTRATÉGIAS
-Cantar para crianças canções de ninar tradicionais,
produzir sons diversos por meios de imitação de sons de animais, ruídos, sons
corporais, como palmas, batinas nas pernas, pés etc. embala-os e dançar com
eles.
-Colocar músicas suaves para repouso ou no horário das refeições
( o som deve ser baixo);
- Produzir um som, através de contato de dois objetos e
fazer com que a criança reproduza-os, se não conseguir da primeira vez,
ajudá-la.
AVALIAÇÃO
A avaliação na área
da música tem um caráter instrumental, ou seja, são consideradas como
experiências prioritárias para a aprendizagem musical com atenção para o
ouvir,expressar-se por meio de da voz através da melodia.
ARTES VISUAIS
INTRODUÇÃO
Ao final do primeiro ano de vida, a criança já é capaz
ocasionalmente, manter ritmos regulares e produzir seus primeiros traços
gráficos. Ampliação do conhecimento de mundo manipulando e explorando diferentes
objetos e materiais como texturas, tecidos, massinha de farinha de trigo, tinta
a base de anilina e trigo, etc.;
OBJETIVOS
-Observação e identificação de imagens diversas;
- Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando
diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e
possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de
expressão artística;
CONTEÚDOS
-Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos
gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
-Sensibilização (exploração dos sentidos);
-Percepção de intensidade e luminosidade;
- Percepção de diferentes texturas, detalhes, cores,
tamanhos e (objetos);
-Percepção de
diferentes ambientes (espaços e imagens);
-Percepção e sensibilização dos sentidos através de imagens
(leitura de imagens – caderno de linguagens);
ESTRATÉGIAS
-Contar histórias curtas com uso de imagens, fantoches, dedoches
e materiais concretos; -Explorar diferentes tipos de objetos concretos de
manipulação;
-Organizar momentos para exploração de espaços, brinquedos e
objetos, para a descoberta de diversas características e possibilidades;
- Produzir marcas gráficas com as partes do corpo (mãos, pés
e dedos);
AVALIAÇÃO
A avaliação
na área de Artes deve explicitar as conquistas das crianças juntamente com as
etapas de seu processo criativo na exploração de diversificados materiais e a
possibilidade de expressar-se através dele.
LINGUAGEM ORAL E
ESCRITA
INTRODUÇÃO
As brincadeiras e interações que se estabelecem entre bebês
e os adultos incorporam as vocalizações rítmicas, revelando o papel
comunicativo, expressivo e social que a fala desempenha desde cedo. Um bebê de
quatro meses que emite certa variedade de sons quando está sozinho, por
exemplo, poderá repeti-los nas interações com adultos ou outras crianças, como
forma de estabelecer uma comunicação. Uso da linguagem oral em conversas e
comunicação na manifestação de desejos, vontades, necessidades, sentimentos e
diversas interações sociais presentes no dia-a-dia;
OBJETIVOS
-Participar de variadas situações de comunicar oral, para
interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio de linguagem
oral;
- Participação em situação de leitura de diferentes gêneros
feita pelo adulto como contos, poemas, parlendas, trava-línguas.
CONTEÚDOS
- Observação e manuseio de materiais impressos como livros,
jornais, revistas, etc.;
- Leitura de imagens;
-Uso da linguagem oral para comunicar-se, expressando suas
vontades, desejos, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação
presentes no cotidiano;
- Participação em situações de leitura pelos adultos como
cantigas, parlendas, versos, etc.
-Movimentos específicos isolados da língua: sucção, deglutição,
mastigação, mordida;
- Constante contato com o bebê, falando-lhe, cantando-lhe, nome
ando-lhe objetos, para que a criança ouça diferentes vozes;
-Estimulação por meio de repetição de sons emitidos pelo
bebê: som do tipo gutural e vocálico;
- Estimulação de sons onomatopéicos de animais (au-au,
miau-miau, quenquém);
ESTRATÉGIAS
- Participação em situações de leitura de diferentes gêneros
como histórias infantis, lendas, parlendas, etc;
-Interagir em situações cotidiana nas quais os adultos falam
com a criança ou perto dela;
- Conversas com o bebê no momento de: banho, troca de
fraldas, alimentação etc.
-Fornecer elementos para que a criança possa preencher a
função comunicativa da fala;
-Criar situações de fala;
-Manuseio de materiais impressos como livros de pano ou
plásticos em situações de leitura pelos adultos de diferentes gêneros;
-Conversar o mais possível com os bebês para estimular a
linguagem;
-Cantar canções de ninar;
AVALIAÇÃO
A avaliação na área da Linguagem ocorre a partir de experiências
com a utilização da linguagem oral para se expressar e a exploração de
materiais escritos, interação verbal em conversas com seus pares, audição de
histórias, etc
NATUREZA E
SOCIEDADE
INTRODUÇÃO
É
importante que as crianças tenham contato com diferentes elementos, fenômenos e
acontecimentos do mundo, sejam instigados por questões significativas para
observá-los e explicá-los e tenham acesso a modos variados de compreendê-los e
representá-los.
OBJETIVOS
-Explorar ambientes;
-Exploração e manipulação do ambiente natural (contato com
plantas, animais, areia, etc.); -Interação social para a construção de uma
visão de mundo natural significativa;
CONTEÚDOS
-Possibilidade de ampliação do repertório de conhecimentos a
respeito do mundo social e natural;
- Exploração de diferentes objetos, de suas propriedades e
de relações simples de causa e efeito;
-Conhecimento do próprio corpo por meio do uso da exploração
de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas.
ESTRATÉGIAS
- Tomar sol, brincar na areia e na grama;
- Passeios a diferentes locais, para que possa adquirir
percepção do ambiente que a rodeia e o movimento dos objetos;
AVALIAÇÃO
A avaliação
na área da Natureza e Sociedade é entendida como fonte valiosa de informação
sobre o processo de interação social e o aprendizado na exploração do ambiente
imediato, através da observação e manipulação de objetos.
MATEMÁTICA
INTRODUÇÃO
Os bebês e
as crianças pequenas estão começando a conhecer o mundo e estabelecer as
primeiras aproximações com ele. As situações cotidianas oferecem oportunidades
privilegiadas para o trabalho com a especificidade das ideias matemáticas.
OBJETIVOS
-Utilização de contagem oral de números em músicas, jogos
cantados, brincadeiras, etc para que as crianças reconheçam que estão presentes
no cotidiano;
- Comunicação de quantidades numéricas utilizando a
linguagem oral;
- Observação de escritas numéricas nos diferentes contextos
em que se encontram;
-Utilização de circuitos numéricos para engatinhar, rolar,
andar, etc.;
CONTEÚDOS
-Utilização de contagem oral, brincadeiras e músicas junto
ao adulto em diversos contextos;
-Exploração dos espaços com obstáculos (engatinhar, rolar,
esconder-se, arrastar- se), o tempo (rotina diária), ter contato com locais e objetos
com texturas diversas;
- Manipulação e exploração de objetos e brinquedos em
situações organizadas de forma a existir em quantidades individuais suficientes
para que cada criança possa descobrir as características e propriedades
principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, encaixar;
- Construção do conhecimento matemático por sucessivas
reorganizações ao longo de sua vida, levando em conta tanto a natureza do
objeto de conhecimento como o processo pelo qual as crianças passam a
construir.
ESTRATÉGIAS
- Oportunizar a criança brincadeiras como jogos de esconder
ou de pega-pega onde um dos participantes deverá contar, enquanto espera os
outros se posicionarem;
- Propor brincadeiras e cantigas que incluam diferentes
formas de contagem (Ex.: a galinha do vizinho bota ovo amarelinho, bota um,
bota dois… etc.);
-Propor situações que propiciem a troca de ideias sobre as
representações;
- Propiciar a utilização de materiais como: massa de modelar
de farinha de trigo com anilina;
-Construir diferentes circuitos de obstáculos com almofadas,
colchonetes, pneus e panos por onde as crianças possam engatinhar ou andar;
-Possibilitar a representação do espaço numa outra dimensão
(construir torres, pistas para carros e cidades, em blocos de madeira ou
encaixe);
-Oportunizar à criança audição de músicas do folclore
brasileiro, de rimas infantis, envolvendo contagem e números utilizados como
forma de aproximação com a sequência numérica oral;
- Organizar o quadro de aniversariante, contendo a data do
aniversário e a idade de cada criança;
- Providenciar, para cada berço, objetos (brinquedos,
argolas, móbiles) para que o bebê possa observar/tocar, tendo um despertar
prazeroso.
AVALIAÇÃO
Já nesta
área, também ocorre uma avaliação baseada em observação e registro considerando
que a aprendizagem de noções matemáticas com crianças nesta faixa etária, está
centrada na relação de diálogo entre o adulto e crianças na resolução de
problemas, responder perguntas, registro e comunicação de qualquer ideia
relacionada à Matemática. É considerado prioritário no registro avaliativo como
ocorre o contato com números e a exploração dos espaços pela criança desta
idade.
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